02 março 2014

Mostra TerraFlor 2014

Somos Portugal - José Malhoa
 O Programa das Amendoeiras em Flor 2014, em Vila Flor, iniciou-se no dia 22 de Fevereiro. Com muito poucas amendoeiras em flor, a minha atenção, bem como a de muitos dos visitantes que estiveram em Vila Flor durante o fim-de-semana, centrou-se na Mostra TerraFlor, uma mostra de produtos do concelho e artesanato.
Somos Portugal - Nuno Eiró e Mónica Jardim
Não foi a primeira vez que se fizeram mostras de produtos da terra e de artesanato, mas, desta feita, vai-se lá saber porquê, tudo teve outra dimensão. Certamente que esta aposta se deve também à reformulação do edil, que gere o concelho, que, não sendo propriamente novo nas funções, sofreu algumas reformulações, surgindo com mais frescura, coragem e até emoção.
Vinhos Quinta do Granjal
 A dimensão que esta mostra alcançou é também fruto da transmissão em direto do Somos Portugal, pela TVI, durante toda a tarde de domingo (dia 23). Já estive presente noutras localidades onde aconteceu a mesma transmissão, ou idêntica, por outro canal e verifiquei que a quantidade de gente que comparece nestes eventos é surpreendente, vá-se lá saber porquê! Talvez seja para ver os seus ídolos musicais, ou para ser "apanhada" por uma das câmaras, para apreciar as bailarinas que não temem o frio do inverno... sei lá.
Alheiras Fumeiro da Glória
A presença da televisão, e o esforço da autarquia, conseguiu uma presença de produtos do concelho superior àquele que vi em alguns eventos da verdadeira TerraFlor. Foram muitos os expositores, esmeraram-se na apresentação e acho que isso se reflectiu nas vendas. Pode ter faltado dinheiro, devido à crise, mas potenciais compradores não faltaram.
A organização dos espaços também foi nova, estando tudo em redor ou dentro do Centro Cultural, com a presença do palco em frente ao edifício da Câmara Municipal.
Durante a manhã do dia 23 tive oportunidade de visitar toda a área de exposição com bastante calma, porque os visitantes ainda eram poucos. Alguns expositores ainda davam os últimos retoques, o que reforça a ideia de que a televisão foi um factor importante.
Restaurante Fumeiro da Brasa
A galeria do centro Cultural estava cheia dos principais produtos da terra. Havia produtores de azeite, de vinho, de cogumelos, mas também de outros produtos menos representativos mas também importantes na economia local. Estão neste leque de produtos, o pão, o fumeiro, o mel, compotas, queijos, frutos secos e azeitonas.
O foyer do Centro Cultural estava repleto do artesanato, uma área que está em franca expansão no concelho. Pelo menos está a ter cada vez mais visibilidade com a organização de mostras mensais, que ocorreram durante o ano de 2013.
Cesto de cogumelos e legumes
No exterior havia um conjunto de barraquinhas que albergaram algumas instituições do concelho, ligados ao turismo, produção de pão, cogumelos, fumeiro, queijo e venda de fruta.
Foi levanta uma enorme tenda, a Tenda Gourmet e pela primeira vez vi uma aposta no gastronomia, com showcooking utilizando produtos de Vila Flor e apresentação de pratos regionais por restaurantes do concelho aderentes.
Artesanato Luísa Correia
 Confesso que fiquei com água na boca, mas não foi com os pratos dos chefes do cartaz, mas sim com os excelentes pratos que os restaurantes apresentaram. Quando vou a um restaurante, ou quando me pedem uma opinião sobre onde comer no concelho, não tenho grande segurança em indicar um bom local. Não é só a qualidade dos pratos e os preços, é também o horário de atendimento e o próprio atendimento que, por vezes, deixa a desejar. Cada um mostrou os seus melhores pratos. Não provei (não sei se alguém provou, havia muita gente) mas já me dei por satisfeito por poder fotografa-los. Fiquei muito bem impressionado.
Vinhos Alto da Caroça
Com o feedback que me chegou, e tenho bastantes fontes, o concelho de Vila Flor ficou muito bem visto, dentro e fora do país.
Penso que as vendas, pelo menos de alguns produtos, foram consideráveis. Eu vi (e fotografei) alguns stands completamente vazios, porque esgotaram os seus produtos!
Fumeiro da Glória
Neste fim-de-semana a Mostra TerraFlor e a animação musical vai continuar. Quase de certeza que não vai haver o enchente de visitantes registados no primeiro fim-de-semana, mas, por outro lado, as amendoeiras estão mais bonitas, oferecendo o seu espectáculo maravilhoso a quem nos queira visitar.
Eu vou estar por cá, e, se o tempo permitir, não vou deixar escapar a possibilidade de apreciar os montes e vales do concelho decorados com bonitas amendoeiras floridas.

1 comentário:

Unknown disse...

gostaria ter a possibilidade de apreciar os montes floridos por ca neste blog, obrigado