08 setembro 2013

Procissão de Nossa Senhora do Rosário - Freixiel

No dia de 11 de agosto aproveitei o o fato de me encontrar em Vila Flor para visitar Freixiel e acompanhar a procissão das festas em honra de Nossa Senhora do Rosário.
O dia esteve extremamente quente, abafado e mesmo ao fim da tarde, só com dificuldade se aguentava ao sol.
A eucaristia aconteceu ao depois das 17 horas e seguiu-se-lhe a procissão que integrou grande número de andores.
A procissão saiu da igreja matriz para o santuário de Nossa Senhora do Rosário, local central das festas.
Depois dos primeiros estandartes, por detrás da Santa Cruz, seguia o Rancho Folclórico de Freixiel. Seguiam-se os diferentes andores, com o de Nossa Senhora do Rosário no final, o senhor padre Belmiro e a Banda Filarmónica de Carrazedo de Montenegro acompanhado-o de perto.
 Apesar de muita gente já não participar nestas cerimónias religiosas, a procissão contou com a participação e presença de muitas pessoas. Mesmo aquelas que assistiram à passagem da procissão mostraram bastante respeito.
Todos os andores estavam ricamente enfeitados com flores naturais de cores combinadas com as imagens que embelezavam.
Ao aproximar-se o por do sol os andores subiam a rua do santuário em direção ao mesmo criando um ambiente de grande nostalgia e emoção.
Os andores foram colocados lateralmente à pequena capela e o andor de Nossa Senhora à frente. Foi feito um sermão que terminou com a bênção de uma imagem de S. José e com o descerramento de uma placa comemorativa dos 50 anos da Festa em Honra de Nossa Senhora do Rosário.
Já com o sol a esconder-se, abafado com o fumo espalhado pelo céu vindo de incêndios da região, atuou o rancho da aldeia com a alegria contagiante que sempre o caracteriza.
A animação continuou pela noite fora.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bela reportagem professor!Quem melhor que o senhor,para o fazer?O meu mais sincero bem haja e cumprimentos para todos!Tenham uma ótima semana!
Fátima F.Rosinha
Freixiel,8 de Setembro de 2013