05 setembro 2013

Parabéns! Sete anos À Descoberta...

Uma estrada, convite à aventura (Vieiro)
 Completam-se hoje 7 anos da existência deste blogue. Parece que foi ontem, mas se comparar a fotografias dos meus filhos, tirada no dia 5 de setembro de há 7 anos atrás com uma de hoje é que se tem a visão de quanto as coisas e as pessoas podem mudar neste espaço de tempo.
Mas não faz muito sentido falar do início, reportemo-nos apenas ao último ano. Cada ano é único, fruto do Descoberto nos anos anteriores e influenciado pelo dia a dia.
Praça da República, Vila Flor
O Blogue foi sempre um projeto pessoal, muitas vezes quase um diário de do que me foi acontecendo no concelho de Vila Flor. Por isso isso acho que há duas visões e que ambas se vão alterando: aquela que me diz respeito e aquelas que os visitantes procuram.
Ribeira da Cabreira, Freixiel
No último ano houve poucas novidades que me fizessem vibrar de entusiasmo. Continuei a percorrer os caminhos do concelho, quase sempre a pé, visitando os Pontos Altos do concelho, que são os marcos geodésicos. Estas caminhadas servem para explorar a fauna e flora, também a geologia, sempre numa vertente fotográfica complementada com alguma investigação, em casa. Isto é que é a razão de ser do Blogue. A maior dificuldade é a escrita, não sendo propriamente um ato de prazer para mim, exige esforço e tempo, sendo difícil conseguir as duas coisas.
Artesanato de Vila Flor
O Blogue, ou os blogues, estão numa fase descendente de entusiasmo, perdendo visitantes a cada dia que passa (havendo algumas mas muito boas exceções). Se por acaso eu publicasse as razões porque as pessoas visitam o blogue, que desde o início tenho acompanhado, muitos ficariam surpreendidos. Muitos dos visitantes chegam por razões que pouco ou nada têm a ver com Vila Flor, ao contrário do que acontecia nos primeiros anos. Isso significa que os visitantes têm-se alterado.
Cogumelos selvagens
Juntando as duas partes: porque é que eu tenho menos tempo e disposição e porque é que os visitantes estão menos atentos? São as mudanças dos tempos e também da própria Internet. Hoje quer-se tudo pronto, rápido e à medida (esqueci-me de completamente novo). Poucos têm tempo para "desfolhar" blogue, ler mais de 3 linhas de texto seguidas e muito menos para esboçar um pensamento e escrever um comentário que vá para além de um simples clique vulgo like. Todo o mundo se virou para o fenómeno mundial chamado Facebook e o blogue também.
Forca, Freixiel
Paralelamente ao blogue foi criada a página Vila Flor, concelho. Se o objetivo era chamar a atenção para o Blogue, de repente passou a assumir mais protagonismo do que o próprio. A publicação é mais fácil, a visualização também, o acesso é mais democrático, então o que é que tem de mal? É muito impessoal e efémero. As fotografias transmitem muita coisa, chegam a muitas pessoas, mas no dia seguinte são história e há que "alimentar" o "monstro". Para complicar as coisas algumas pessoas pensam que a página representa a autarquia (apesar de dizer na descrição "página não oficial") e até me acusam de falta de caráter e ouras coisas piores.A página é pessoal e apartidário, tal como o Blogue.
Eu mesmo à procura do melhor ângulo
O balanço anual mostra alguns números em queda, mas há um que se destaca em alta, o número de fotografias tiradas durante um ano, mais de 24 mil! Até eu fiquei admirado. Há um ano atrás tive azar com um computador novo e perdi alguns meses de fotografias. A minha "vingança" foi tirar ainda mais, mas não recuperei as que perdi.
Queijos, um transmontanos, outros nem tanto. Quinta de Valtorinho, Seixo.
Quanto ao futuro, tal como anteriormente, nada posso prometer. Este é um projeto por paixão, que me leva muito tempo e mesmo algum dinheiro. Se me dá algum prazer, como o que sinto em muitas aldeias, quando me recebem como amigo, também me dá alguns dissabores de que é melhor nem falar. Enquanto o balanço for "positivo", vou continuar a percorrer e a fotografar o concelho, no ensejo de Descobrir as pequenas coisas que me fazem feliz.
Nos últimos anos tenho tido a companhia do amigo Helder Magueta que continua com vontade de caminhar pelo concelho e nos concelhos vizinhos. Tenho que lhe agradecer pela motivação e companhia.
Gostaria de recomeçar com os meus percursos em BTT, aliando o prazer da fotografia com o da bicicleta, mas é complicado voltar a 2007.
Flora, um dos motivos mais representativos no blogue
A página no Facebook cresce a bom ritmo, embora não tenha a participação de muitas pessoas. Não era minha intenção que ela substituísse o Blogue. Continuo a dar muita importância às palavras e o Facebook não me agrada neste aspeto. Entretanto, novas redes vão aparecendo e vamos estar atentos a todas as formas de comunicar e mostrar o concelho, porque esse é também um dos grandes objetivos do Blogue.
Caminhada escolar. Há que ter mais iniciativas deste género.
Uma palavra de apreço a todos os que se têm mantido fieis a este espaço. Através do Blogue já conheci pessoas, já descobri locais, já li livros, já senti emoções que de outra forma nunca chegaria a sentir. São coisas que não têm preço e que justificam algumas gotas de suor que seja preciso soltar para escalar os pontos mais altos ou percorrer os caminhos mais longos.
Vamos continuar a encontrar-nos por aí.

Números do 7.ºano:
Páginas vistas - 69 791
Visitantes - 38 995
Comentários - 137
Postagens -  65
Km percorridos em BTT - 81
Km percorridos a pé - 172
Fotografias tiradas - 24 022
Fotografias publicadas - 659

Números totais (7 anos):
Páginas vistas - 679 386
Visitantes - 313 395
Postagens - 1 112
Km percorridos em BTT - 2 247
Km percorridos a pé (3 anos) -  752
Fotografias tiradas - 130 305 

5 comentários:

At Ento/ViverParambos disse...

Saudações
Bom ano é sempre o Próximo. Parabéns, por esta caminhada que sentimos também nossa pelo que aqui vimos e aprendemos sobre este pedaço Maravilhoso que aqui desvendas e nós descobrimos com prazer.
como sempre nesta data sabe bem comemorar. Só podemos desejar muitos mais, dá trabalho, sabemos mas Trás Os Montes precisa.
As Nossas saudações e admiração. At Ento/viverParambos

LRCardoso disse...

Parabéns, é comum dizer ao chegar este dia, logo siga a festa da imagem e da palavra num contexto que nos é querido, a nossa terra e a nossa gente enfim, Trás Os Montes no seu melhor, pois aqui se trata o que de melhor tem esse concelho, e o que se vê dificilmente o veriamos senão fosse por ti descoberto. Oorigado pela tua partilha.
Parabéns a TODOS os que por aqui se encontram. Continuaremos a ser fiel seguidor. Abraço e aquela Amizade de Sempre. Li

nana disse...

Parabéns, Professor e obrigada pela Partilha Diária!

Transmontana disse...

Muitos parabéns ao maravilhoso blogue e, especialmente, ao seu autor!
Não deixo de o visitar e aprendo muito, com ele!
Parabéns, professor! A sua missão não é, só, ensinar dentro de uma sala de aula, mas, também, mostrar o que de bom tem o nosso concelho!
Continue que há sempre visitantes fiéis.
Tenha um dia feliz!

Lurdes Pereira disse...

Talvez os visitantes deste blog sejam poucos, mas são bons...
Aprendi e conheci imensas coisas aqui neste blog, e quero descobrir ainda muitas mais.
Força! Pra frente é que é o caminho!
Felicidades!