23 setembro 2013

Facho - Vila Flor

Às vezes o que está mais perto é o mais difícil de alcançar e foi o que aconteceu com o marco geodésico Facho, que, mesmo sendo aquele que está mais perto do centro de Vila Flor, foi ficando para o fim sendo dos últimos a ser visitado no âmbito desta volta - Pontos Altos.
A caminhada aconteceu nos últimos dias de junho, uma altura de muito calor. Muita da vegetação rasteira já começava a adquirir o tom de palha seca, mas as flores silvestres ainda abundavam na borda dos caminhos.
 Como a volta era curta, mesmo escolhendo um percurso mais extenso, aproveitei para dedicar mais algum tempo à fotografia, também pelo facto de estar sozinho e ter toda a manhã para subir ao marco geodésico e voltar a casa sem qualquer tipo de apoio.
O caminho parte de junto do Ecomarché e segue até à zona industrial, quase paralelamente à Avenida Vasco da Gama, mas por trás das vinhas do Fraga. É um caminho que utilizo muitas vezes, mas nem sempre recomendável. Por vezes fica infestado de vegetação, outras cheio de água. Quando a erva está molhada também não é agradável passar por lá. No entanto, como fica muitas vezes em estado selvagem, muitas plantas crescem ao longo do caminho e nas paredes, sendo um dos locais mais frequentes para eu fotografar pequenas flores e alguns insetos.
Atingida a zona industrial e de junto da rotunda do Barracão, o caminho sobre em direção à Quinta das Escarbas. O marco geodésico está mesmo no alto do termo desta quinta, mas para não se invadir propriedade privada vai-se dar uma pequena volta quase atrás da serra, atingindo o pico do monte  vindos de norte, através de um trilho aberto pelos ciclistas há algum tempo atrás e já quase desaparecido no meio da vegetação.
Estes picos rochosos permitem uma excelente vista para a Senhora da Assunção, para Bornes e Roios, mas a vila só se avista quando se atinge o marco geodésico.
Este local é um dos que visito com muita frequência, pois quando me apetece caminhar tenho tendência para o fazer em locais ermos, com vistas largas e não ao longo das estradas ou em volta da barragem do Peneireiro, como muitas pessoas fazem.
No Facho deve ter existido em tempos uma estrutura defensiva, daí o nome Facho. Esta designação é muito frequente em redor dos povoados é também uma das mais frequentes em marcos geodésicos. São visíveis os vestígios de algumas edificações e o que parece ser uma estrutura defensiva, constituída por um muro em pedra rodeando o sítio.
O marco geodésico está erigido sobre um rochedo, o que lhe dá um pouco mais de imponência. Eleva-se a 725 metros de altitude, com uma visão de 365º. No local onde se encontra é visível a quem circula nas estrada, principalmente da aldeia de Samões.
Para voltar a Vila Flor há duas alternativas ambas por caminhos. Escolhendo a alternativa mais longa, mas também a melhor, que pode até ser utilizada por um carro ligeiro, segue-se até ao  Miradouro de Vila Flor, descendo-se depois às Capelinhas. A que eu segui é mais rápida, mas só pode ser feita a pé, ou por um veículo todo o terreno. É descer por um caminho com um forte declive que vem dar a Vila Flor pela Rua do Carriço.
O percurso tem pouco mais de 6 km, sem grandes dificuldades, que bem pode ser feito numa pequena caminhada, embora necessite a companhia de alguém que conheça o terreno (por causa do pequeno trilho, que não chega a ser caminho). Tem também a dificuldade ou não da vegetação espontânea no caminho que vai de Vila Flor ao Barracão.
Caminhar desde o marco geodésico do Facho até ao Miradouro oferece oportunidade de ver Vila Flor de vários ângulos, com paisagens muito bonitas que se estendem pelo vale da Vilariça.

GPSies - Facho 2

1 comentário:

Transmontana disse...

Fotos maravilhosas para ilustrar a descrição de um passeio que deve ser interessante para se fazer uma caminhada, mas com os perigos inerentes a um local pouco visitado!
Obrigada pela partilha!