15 maio 2011

Freguesia Mistério 47

A Freguesia Mistério n.º 46 foi uma das menos participadas de sempre. Não sei de foi pela dificuldade em identificar a freguesia ou se por qualquer outro motivo, mas, um dos objectivos desta brincadeira é que as pessoas se interroguem e procurem saber/conhecer um pouco mais do concelho de Vila Flor.
Os palpites dos 5 participantes ficaram distribuidor da seguinte forma:
Freixiel (1) 20%
Nabo (1) 20%
Sampaio (2) 40%
Santa Comba de Vilariça (1) 20%
Sampaio tem realmente umas alminhas. Ainda não apareceram na Freguesia Mistério porque nunca consegui uma fotografia delas do meu agrado, e já fiz muitas tentativas.
As alminhas que a fotografia mostram são na Trindade. Durante muitos anos anos a passar pelo local, uma vez que as alminhas estão junto à estrada nacional foi com grande espanto que as descobri. acredito que o mesmo se passe com muitas pessoas. Já devem ter passado no local dezenas ou centenas de vezes, mas nunca reparam neste marco religioso que se encontra a poucos metros do portão de entrada para a antiga Escola Primária e do cruzamento com a estrada que vem do vale da Vilariça. A estrutura é muito simples e o painel em azulejo faz-me lembrar as alminhas existentes em Benlhevai, que deve ser a freguesia com mais "alminhas" no concelho.
O desafio seguinte é, quanto a mim, bem mais fácil. É mais um painel de azulejos mas representa uma Nossa Senhora (estamos no mês de Maria) muito venerada no concelho. Talvez o mais fácil seja mesmo identificar a imagem da Senhora, porque depois é fácil saber a aldeia (isto se conhecerem minimamente as festas e romarias do concelho, ou se têm estado atentos a este blogue). O painel está num sítio muito visível e por mim muito visitado.
Os palpites já começaram mas espero que quem ainda não o fez, mostre que conhece o concelho ou arrisque um palpite.
Em que freguesia podemos encontrar um painel em azulejo com esta imagem?

Sem comentários: