21 setembro 2010

Peregrinações - Santa Cecília

A segunda caminhada da série “Peregrinações” aconteceu no dia 12 de Setembro. Nesta caminhada, houve uma novidade, não fui sozinho.
À hora combinada juntámo-nos junto à Quinta da Pereira, para daí seguirmos até ao santuário da S. Cecília, em Seixo de Manhoses.
Acordar cedo, e ainda por cima ao Domingo, não é um acontecimento muito agradável, mas a manhã risonha que nos acolheu facilitou as coisas. Os caminhos percorridos são sempre mais ou menos os mesmos, havendo alternância, para a viagem não se tornar repetitiva. Monótona nunca é, porque a natureza consegue sempre surpreender-nos com alguma coisa.
Caminhar com companhia tem os seus aspectos positivos. A conversa faz esquecer o tempo e, curiosamente, as fotografias. Também é benéfico para chamar a atenção para aspectos em que não tenho reparado. Nesta caminhada, influência dos meus companheiros de viagem, falámos muito sobre rochas. Achamos até um quartzo, cor de café, bastante curioso.
Às nove horas da manhã estávamos a contornar a barragem Camilo Mendonça, no lugar do Peneireiro, o que abria boas perspectivas para a caminhada. É preciso cuidado para se andar nestas paragens, há obras por todo o lado.
Sem pressas, chegámos ao santuário de Santa Cecília às dez horas da manhã. Os mais novos não apreciaram muito o passeio pelo recinto, fazendo o reconhecimento de todo o santuário, mas não disseram não a uma bebida fresca no restaurante ali ao lado, onde já se preparavam os almoços. Este restaurante, quer pela sua situação geográfica, quer pela qualidade dos seus pratos, é bastante procurado e esperavam casa cheia no almoço de Domingo.
Tivemos o privilégio de visitar o interior da capela. Em termos de talha ou valor das imagens, esta capela não é dos melhores exemplos a nível do concelho. O que traz muita gente a este santuário é a fé, e, é claro, a festa. Também eu estive no Santuário no dia 21 de Agosto, dia maior dos festejos.
Na imagem existente na capela Santa Cecília segura uma lira, instrumento também esculpido na base do altar. Noutras imagens a santa aparece segurando uma arpa, um violino, um órgão ou outro instrumento musical. Ela é a padroeira dos músicos. Não percebo bem a relação que existe entre a virgem mártir e a música. Diz-se que viveu em Roma no Séc. III e assistia todos os dias à missa celebrada pelo papa Urbano nas catacumbas da via Ápia. Teve uma morte horrível. Depois de suportar e sair ilesa da condenação à morte por asfixia em vapor de água, foi condenada à decapitação. Sofreu três golpes de machado no pescoço, mas a cabeça continuou ligada ao corpo, vindo a morrer 3 dias mais tarde, depois de enorme sofrimento.
Também na Fonte de Santa Cecília existe uma imagem num painel em azulejo policromático representando Santa Cecília com a sua lira. Nesta fonte accionámos a bomba manual e repusemos as nossas reservas em água.
Num dos parques de estacionamento do santuário encontrámos uma pequena macieira carregadinha de maçãs bastante saborosas. Às onze da manhã já havia um ratito a passear por algumas barrigas.
No percurso de regresso a Vila Flor apreciámos um conjunto de alminhas que existem ao longo do caminho e subimos ao alto do marco geodésico do Concieiro de onde se têm uma vista magnífica. Também passámos próximo das fragas dos Mal Casados, curiosidade natural bastante conhecida em Carvalho de Egas.
Chegámos a casa pouco depois do meio dia, a precisar de um banho e de uma boa refeição. Os acompanhantes mostraram estar dispostos para novas “Peregrinações”, mas, nisso, sou como S. Tomé.

O percurso realizado tem pouco mais de 14 km e é bastante adequado para fazer a pé ou em BTT.
GPSies - VilaFlor_SabtaCecilia_VilaFlor

1 comentário:

Esmeralda disse...

OLÁ
...Que roupagem é esta???!!!!!
...da apresentação!!!!
Sim senhora!!!!
Abraço
Esmeralda