06 maio 2010

Freguesia Mistério 37

Depois de algum tempo de pausa, eis-nos de regresso à Freguesia Mistério.
É cada vez mais difícil encontrar algum "mistério", uma vez que muita coisa já foi divulgado no Blogue. Prova disso foi a Freguesia Mistério n.º 36, que teve uma percentagem de respostas correctas nunca alcançada!
Participaram 21 pessoas e os votos ficaram distribuídos da seguinte forma:
Benlhevai (1) 5%
Candoso (1) 5%
Lodões (1) 5%
Nabo (1) 5%
Sampaio (1) 5%
Seixos de Manhoses (1) 5%
Vila Flor (1) 5%
Vilarinho das Azenhas (1) 5%
Vilas Boas (13) 62%
A resposta certa era mesmo Vilas Boas. Esta alameda de eucaliptos, conhecida com a designação "Recta" está no caminho da aldeia ao escadório do Santuário, no Cabeço. Começa perto da fonte milagrosa de Nossa Senhora e segue até às escadas, sempre em linha recta. É uma bonita alameda,apesar de ser de eucaliptos. Não é fácil fotografa-la devido ao contraste de luz no interior e no exterior da alameda. Também existem postes eléctricos e cabos, que estragam bastante a estética. A opção pela fotografia a preto e branco foi também uma forma de disfarçar alguns defeitos.
O novo desafio é mais difícil de acertar. Como se pode ver na fotografia trata-se de mais uma fonte. Está muito próxima de uma estrada, embora não seja visível da mesma. Passei nesse local alguma dezena de vezes antes de ver a fonte, o que só aconteceu no final do terceiro ano de "descobertas"!
A freguesia é pequena, situada a alguma altitude.
Vamos lá a arriscar palpites... (Freguesia Mistério n.º37, na margem direita do Blogue).

2 comentários:

Helena Teixeira disse...

Olá!
Nunca iria adivinhar qual era essa freguesia mistério.

Entretanto,tenho um convite giro:
Junte-se a nós no duplo evento do dia 10 de Junho "Encontro de Bloggers e Lançamento do livro «Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico". Para tal, envie um mail para aminhaldeia@sapo.pt a solicitar o formulário de inscrição (em anexo receberá também o programa das festividades). Faça-o com antecedência, pois as inscrições são até dia 02 de Junho.

Abraço
Lena

Anónimo disse...

¡SAUDAÇÕES MEU QUERIDO PORTUGAL! Sou Português, de 51 anos, nascido em Boticas e 44 vivendo em Espanha. Meus pais eram do Concelho de Vila Flor, minha mãe de Nabo e meu pai de Samôes. Espero que compreendais e me perdoeis por escrever tão mal em Português ainda que entendo e falo perfeitamente o idioma de meu querido e sentido país. À medida que passam os anos mas nostalgia tenho de minha pátria e mas tenho a sensação de estar a milhares de quilômetros de distância. Alegra-me poder dizer que eu soube, a primeira vez que vi a fotografia, qual era a freguesia mistério apesar de ter passado por este lugar uma só vez e sendo um menino. Saudações desde Espanha a todos meus compatriotas em general e de maneira especial a todos os que sois do Concelho de meus pais, a los que recordo muito pois já morreram faz uns quantos anos aqui em Espanha, longe de sua terra.Joâo Carlos