09 abril 2010

Medula: a fábrica da vida

Está patente durante todo o mês de Abril, na galeria de exposições do Centro Cultural, em Vila Flor, a exposição Medula: a fábrica da vida.
Trata-se de uma exposição itinerante constituída por 99 Painéis de Azulejos de realizados em escolas de todo o país,do 1º ciclo ao 12º Ano. Teve por base uma iniciativa dirigida aos mais novos, sensibilizando-os para as Ciências da Vida e, em particular, pela Leucemia e pela importância da doação de medula óssea.

"A Vida é Começo e Fim, mas é sobretudo um Caminho e a forma como vamos nesse Caminho depende de cada um de nós. As crianças podem aprender que a forma como elas atravessam a Vida depende delas. Com outros seres humanos, ajudando e sendo ajudado, elas podem atravessar a Vida dando um pouco delas próprias e produzindo efeitos fantásticos nos seus semelhantes.
A Verdade da Vida é que nós podemos mudá-la, para o Bem e para o Mal, para a Saúde e para a Doença. A Verdade é que muitas pessoas sofrendo de leucemia no mundo precisam de ajuda e as pessoas saudáveis podem salvá-las registando-se como dadores de medula Óssea e dando as Unidades de Sangue do Cordão Umbilical ao nascer, para os Bancos Públicos de Sangue do Cordão Umbilical."

Quem estiver interessado em saber mais sobre esta iniciativa pode consultar este livro em PDF.

Ao contrário do que estava previsto, a esta exposição terminou no dia 18 de Abril, pelo que não pode ser mais visitada, em Vila Flor.

Sem comentários: