26 março 2010

A árvore do centenário

Há mais de 100 anos que a "Festa da Árvore" se encontra associada aos ideais e valores republicanos, principalmente nos primeiros anos da I República. Actualmente a designação evoluiu para o Dia Mundial da Floresta mas esta ligação à república foi-se mantendo mais ou menos acesa.
Em 2010 celebra-se o centenário da Implantação da República. É neste contexto que que se recuperou a ideia original da "Festa da Árvore" para no dia 21 de Março, Dia Mundial da Floresta se proceder à plantação de uma árvore que simbolicamente se denominou Árvore do Centenário. A cerimónia oficial aconteceu, sem coincidência, na Praça da República, espaço emblemático da vila, cheio de beleza e de história. Estiveram presentes os representantes do poder local e uma turma de alunos de Escola EB2,3/S de Vila Flor porque esta  actividade foi também promovida pelo Ministério da Educação.
Eu estive a trabalhar, mas ainda cheguei a tempo de tirar algumas fotografias quando os funcionários da autarquia procediam aos arranjos finais.
A árvore escolhida foi um carvalho americano (Quercus rubra), já com algum porte, que com certeza nos vai maravilhar com as tonalidades de folhas de vermelho vivo, quando chegar a altura própria. Tenho-me deslocado algumas vezes à barragem de Fontelonga, concelho de Carrazeda de Ansiães, para fotografar estas árvores no Outono. A escolha poderia ter recaído numa espécie autóctone, mas no lugar do carvalho estava um hibisco, símbolo de paraísos tropicais.

Também nas escolas se realizaram actividades relacionadas com o Dia Mundial da Florestas, nalgumas na sexta-feira, noutras na segunda-feira, embora sem a pompa que este Festa da Árvore já teve noutras alturas.

Sem comentários: