11 janeiro 2010

Reis 2010 (1)


Relizou-se no dia 10 de Janeiro, no Centro Cultural de Vila Flor,  mais uma gala Cantar os Rei. Foi a  16ª edição desta gala, teve o apoio da Câmara Municipal e organização da Associação Cultural de Vila Flor. O início do evento estava marcado para as 14 horas, mas como começou a nevar pouco antes do meio dia, à hora marcada, ainda eram poucos os que encontravam no auditório, quer participantes quer espectadores. A vontade de participarem foi mais forte e todos os grupos inscritos fizeram os possíveis e os impossíveis para chegaram, mesmo debaixo de neve.


Também o público não se fez rogado e compareceu em força. Arriscarei mesmo a dizer que, das galas a que assisti, talvez tenha sido esta a que registou maior afluência de público. Este facto, creio que não se deveu à neve, que continuou a cair durante toda a tarde, mas sim ao número de grupos participantes, que ultrapassou o registado em anos anteriores.


Eram quase três da tarde quando a festa começou, tendo como apresentadoras Eulália Moreira e Susana Silva. Entraram em palco interpretando uma canção escrita para o evento pelo poeta, já bastante conhecido deste blogue, Fernando Silva e com música da própria Susana Silva, irmã do poeta. Aqui ficam alguns versos:

Nasceu em Belém
É filho de Maria
Para nosso bem
Trás paz e alegria.

Do mundo quer a união
Um mundo cheio de amor
Jesus és a salvação
Filho de Nosso Senhor.



O primeiro grupo da noite foi a Escola de Música Zécthoven com os seus "Príncipes e Princesas". À volta de 40 jovens e crianças, que tocaram os mais variados instrumentos, mostrando um pouco do que aprendem na escola de música. Apesar de serem traídos pelo sistema de som, foram aplaudidos com muito entusiasmo (havia muitos pais na plateia :-)). Apresentaram-se com trajes pouco habituais para a sua idade, mas também neste aspecto é importante a participação dos jovens. É, também, uma forma de eles terem contacto com as tradições desta terra, que, de outra forma, não aconteceria.
Interpretaram um Medley com algumas canções conhecidas.



Medley das Janeiras
Natal dos Simples (Cantar as Janeiras)
Intro
Vamos cantar as janeiras - Bis
Por esses quintais adentro vamos, as raparigas solteiras - Bis

Boas Festas
Boas Festas, boas festas,
Nós aqui viemos dar.
A casa destes senhores,
Se as quiser aceitar

Vinde dar-nos as janeiras,
Se vontade houver de dar.
Nós somos de muito longe,
Não podemos cá voltar.

Boas festas, boas festas
Ó que gente tão pura
Nós viemos encontrar
Tenham a bênção do menino
Que nasceu, p'ra nos salvar.

Boas festas, boas festas
Aqui haja neste dia,
Já nasceu o Deus Menino
Filho da Virgem Maria

Natal dos Simples (Cantar as Janeiras)
Já cantámos as janeiras,
Com alegria e gentileza
Boa tarde, até p' ro ano,
Voltaremos com certeza - Bis

Continua - Reis 2010 (2)

Sem comentários: