10 junho 2009

Alminhas (7) - Mourão

Estas alminhas, na freguesia de Mourão, devem ser do conhecimento de muito poucas pessoas, à excepção dos residentes. Eu só as descobri depois de várias idas ao Mourão.
Acho que estas alminhas pertencem ao grupo das mais antigas do concelho, no género de um grupo existente em Alagoa e em Carvalho de Egas. Trata-se de um bloco de granito estrategicamente colocado na beira do caminho. Pode ser que este caminho fosse um acesso importante à aldeia, mas actualmente já não tem essa utilidade. Dá acesso a uma fonte e a alguns terrenos. A posição do bloco não deve ser a original, uma vez que o caminho foi calcetado e é possível que as alminhas tenham sido reposicionadas nessa altura.
O retábulo, pequeno, em baixo relevo no bloco granítico, apresenta duas camadas de tinta: uma mais antiga azul e uma mais recente amarela (que cobre o azul). Ambas as camadas de tinta estão bastante apagadas não se notando qualquer pormenor que permita adivinhar qualquer imagem ou desenho. Curiosamente é por baixo do retábulo, no canto inferior esquerdo que se notam alguns pigmentos de outras cores: verde, castanho e roxo. Houve, portanto alguma coisa escrita por baixo do retábulo. Também há duas manchas de cor, do lado direito do retábulo pouco depois de se iniciar o arco pleno (também chamado arco romano).

Outras alminhas

Sem comentários: