24 maio 2009

Coração Saudável, Caminha Pela Vida

Teve lugar no dia 23, em Vila Flor, a segunda edição do “Coração Saudável, Caminha Pela Vida”. Este evento foi organizado pelo Núcleo das Doenças Cardiovasculares do Centro de Saúde de Vila Flor que é composto pelo Drº Ramos Pinto, Enfº Ricardo Ribeiro e Enfª Neuza Borges.
A Fundação Portuguesa de Cardiologia elegeu o mês de Maio, o "Mês do Coração", no sentido de desenvolver de forma mais intensa um conjunto de actividades para encorajar a comunidade a adoptar estilos de vida saudáveis. Assim, esta iniciativa pretendia alertar para uma série de factores de risco como o sedentarismo, a hipertensão, o tabagismo, o stress e a obesidade.
A concentração teve lugar na avenida Marechal Carmona, em frente à Câmara Municipal. Depois de distribuídas as camisolas e os bonés, mandados fazer especificamente para este evento, deu-se inicio a uma caminhada que levou todos os participantes ao novo Estádio Municipal de Vila Flor. Participaram cerca de 350 pessoas, que vieram dos mais variados pontos do concelho, jovens e também idosos. Interessante foi o facto de, mobilizando pessoas de diferentes faixas etárias proporcionou, também um convívio familiar e de gerações.
Os cerca de 4 quilómetros da caminhada foram percorridos rapidamente. O Clube de Ciclismo de Vila Flor associou-se ao evento e um grupo de ciclistas acompanharam a caminhada.
Na pista e no relvado do Estádio Municipal estavam já preparados uma série de jogos como voleibol, futebol, corrida de obstáculos, jogos tradicionais, etc, mas houve também possibilidade de fazerem variados exercícios, alongamentos, aeróbica e um sem número de brincadeiras que agradaram a jovens e menos jovens.
Pelas cinco da tarde foi distribuído um lanche saudável que consistia num pão de mistura com sal reduzido, fiambre de carnes brancas e queijo magro, água mineral com ou sem gás, infusão de chás (camomila e cidreira), iogurte líquido e fruta.
Depois da pausa para o lanche, houve espaço para a animada música portuguesa tocada e cantada pelo grupo de cantares de Vila Flor. O som do acordeão animou e foram muitos os que ensaiaram alguns passos de dança.
Face ao número de participantes, que excedeu em muitos as melhores expectativas, e à entrega demonstrada na caminhada e nas restantes actividades, a organização mostrou-se muito satisfeita com o evento, pensando já em fazer ainda melhor no próximo ano.
Além do envolvimento do Centro de Saúde de Vila Flor, este evento só foi possível com a ajuda e contribuição de instituições e empresas do concelho: a Câmara Municipal de Vila Flor, o laboratório Labo Aguiar, a Stª Casa da Misericórdia de Vila Flor, Ecomarché, Mini Preço / Dia, Carvatak, laboratório Astra Zeneca, Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Vila Flor e Ansiães, posto da GNR de Vila Flor, Associação dos Bombeiros Voluntários de Vila Flor e Clube de BTT de Vila Flor. A iniciativa teve ainda a cobertura do Jornal Nordeste de Bragança e do canal de televisão online Localvisão.

1 comentário:

Transmontana disse...

Dada a importância do evento é de repetir em próximos anos!!!
Pôr toda a gente a fazer exercício é proveitoso, não só para o coração, mas tmbém para todo o corpo e o espírito.
Parabéns aos promotores e aos participantes, não deixanddo de fora o repórter!!!
Cumprimentos
Anita