18 março 2009

Amendoeiras em Flor - 2009

Já começaram a chegar os primeiros pedidos de informação sobre as Amendoeiras em Flor, em Vila Flor.
Até ao momento, desconheço por completo o programa da autarquia, sendo certo que haverá actividades nos fins-de-semana de 21/22 (Fev.), 28(Fev)/1(Mar) e 7/8 (Mar.).
Tenho a certeza que me sobrará algum tempo para tirar boas fotografias e ir dando conta da evolução da floração, sugerindo alguns percursos.
Entretanto, parece-me que alguma informação que disponibilizei no ano passado, pode ser de interesse para os que pretendam visitar o concelho, nesta altura.
Podem encontrar a informação aqui:
2009
17 de Fevereiro - Há já algumas amendoeiras floridas, mas poucas. A floração é mais precoce no Vale da Vilariça, sendo possível encontrar amendoeiras floridas em Sampaio, Lodões, Assares, Santa Comba, Valbom e Junqueira. Penso que no fim-de-semana de 28Fev./1 Mar. será a altura ideal para percorrer o concelho, uma vez que a floração se terá estendido a zonas de maior altitude.

01 de Março - As primeiras amendoeiras a florirem já têm folhas. Ainda há muitas amendoeiras em flor no Vale da Vilariça e a floração já chega a Vila Flor. Ainda não há praticamente floração nas freguesias de Samões, Carvalho de Egas, Valtorno e Candoso.

15 de Março - A maior parte do concelho já tem poucas amendoeiras em flor. Em zonas de maior altitude, principalmente em direcção a Carrazeda de Ansiães ainda há muitas flores e ainda se vão manter por mais alguns dias. O sol tem estado quente e tem sido muito agradável passear por Trás-os-Montes e muito mais nestes concelhos onde há amendoeiras. São aos milhares os turistas ao fim-de-semana, principalmente em autocarros.

22 de Março - Já não há praticamente nenhuma amendoeira em flor. Começam agora a florir a pereiras e as cerejeiras, que apesar de não ocuparem manchas como as amendoeiras, também emprestam muita beleza à paisagem e aroma ao ar.

4 comentários:

Valentim Coelho disse...

É tão bonitas vê-las todas "cloridas" de branco.

Anónimo disse...

Dão um belo espectáculo para os olhos dos mais atentos!!!

Cumprimentos
Anita

Anónimo disse...

BOM DIA SENHOR ANIBAL.EMCONTO ME ACTUALMENTE EM VILA FLOR MAS JA CHEGUEI TARDE PARA VER DIRECTAMENTE AS AMENDOEIRAS EM FLOR.MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO PELAS LINDAS FOTOS DAS AMENDOEIRAS EM FLOR QUE AINDA TIVE OPORTUNIDADE DE VER EM FRANCA.
SE O SENHOR ANIBAL ME PERMITE APROVEITO PARA SAUDAR A SENHORA D.ANITA.ENCONTO ME A PASSAR DOIS DIAS COM A MINHA IRMA LUZ.
UM GRANDE ABRACO AMIGO

GUILHERME.SOUSA .

Transmontana disse...

Olá, Guilherme:
Estava a dar uma volta, aqui, pelo blog do Professor Aníbal e encontrei os cumprimentos dirigidos à minha pessoa. Eu agradeço e retribuo!
Estive há pouco tempo em Vila Flor e a sua irmã Luz falou-me de si, que estava em Castelo Branco.
Os meus cumprimentos para si e agradecimentos ao Professor Aníbal por permitir estes contactos que me dão grande satisfação!
Anita