03 novembro 2008

Freguesia Mistério 21

Foram 39 as participações na Freguesia Mistério n.º20, em Outubro de 2008. A resposta não era fácil, apesar de eu dar algumas pistas que ajudavam bastante os mais atentos. Também já falei várias vezes nestas alminhas em muitos dos meus passeios de bicicleta. Estas alminhas situam-se muito próximo do marco geodésico do Concieiro, a mais de 700 metros de altitude, entre a freguesia de Carvalho de Egas e o Santuário de Santa Cecília. Algumas centenas de metros mais à frente, mais próximo do santuário, há outras "alminhas", escavadas num enorme bloco de granito, que foram também recentemente redecoradas ao estilo que a fotografia documenta. Um terceiro exemplar existe num rochedo (este mais pequeno), mesmo junto à estrada que liga Samões à barragem Camilo Mendonça.
As duas alminhas que se situam próximo do Concieiro, estão no traçado de uma antiga estrada militar que ligava Almeida a Chaves. Estão numa zona de transição de freguesias, mas pela carta militar, o lugar pertence à freguesia de Carvalho de Egas. Só 10% dos votos foram atribuídos a Carvalho de Egas! Esta foi a distribuição de todos os votos:
Benlhevai (1) 3%
Candoso (5) 13%
Carvalho de Egas (4) 10%
Freixiel (2) 5%
Lodões (2) 5%
Nabo (5) 13%
Samões (1) 3%
Santa Comba de Vilariça (1) 3%
Seixos de Manhoses (1) 3%
Valtorno (2) 5%
Vale Frechoso (1) 3%
Vila Flor (7) 18%
Vilarinho das Azenhas (4) 10%
Vilas Boas (3) 8%

O desafio da Freguesia Mistério n.º21 é de novo o interior de uma igreja/capela. É um interior lindíssimo, recentemente restaurado mas inicialmente construído em 1958. O que mais me chamou à atenção foi a imagem de Nossa Senhora do Parto. (que não aparece na fotografias).
Chamo a atenção que apesar de se designar "Freguesia Mistério", tanto pode ser uma freguesia como um lugar anexo.
Espero muita participação.

Sem comentários: