17 junho 2008

Flor do Mês - Maio 08


Chegou o momento de acrescentar mais alguma cor à rubrica Flor do Mês, desta vez sobre o mês de Maio.
Apesar a corrente Primavera estar a ser completamente atípica, com muita chuva, frio e nevoeiro (como ainda hoje se viu), não faltaram espécies vegetais floridas, de que fui dando conta no Blog. Agora, trata-se de escolher uma espécie, a miss florida do mês de Maio. A lista de candidatas é imensa: papoilas, hipericão, linho, dedaleiras, roseira-brava, sargaços, pampilhos, soagens, campanula lusitanica, madressilva, erva-cabaceira, estevas, roselha, lunária, morrião, verbascos, arçâs, etc. Estas são algumas das plantas que fotografei em flor durante o mês de Maio.

A minha escolha recai sobre a flores da giesta, conhecidas por maias (em estreita ligação com o mês de Maio).
Nas minhas deambulações pelo concelho (e concelhos limítrofes) tenho encontrado algumas diferentes espécies de giestas (do género Cytisus). É uma verdadeira Descoberta e como é bom aprender! A giesta branca (Cytisus multiflorus) já mereceu destaque como Flor do Mês de Abril. Talvez a espécie mais representativa seja a Giesta-negral (Cytisus striatus), que pode ser encontrada em toda a Península Ibérica e até em Marrocos. Nos primeiros dias de Abril, encontrei alguns exemplares floridos perto do Rio Tua. Estamos a meio de Junho e o espectáculo de giestas, com as suas flores amarelo canário intenso, ainda pode ser admirado nos pontos mais frios do concelho, como Candoso, Valtorno, Alagoa ou Mourão.
Há algumas manchas de outras espécies de giestas, nas encostas a Sul de Meireles e também na Vilariça, mas não chegam a ter o colorido da giesta-negral.

No dia 1 de Maio, ao acordar, verifiquei que tinha um ramo de giesta florida pendurado na porta de casa! Embora essa tradição tenha cambiantes e significados diferentes em vários pontos do país, aqui, coloca-se o ramo de giesta florida (com maias) para que a fome não venha bater à porta.
Não posso também esquecer a importância das maias, a par de outras espécies vegetais, na elaboração das passadeiras, pelas ruas, na festa do Corpo de Deus. As favecas que surgem depois da flores caírem (as giestas são leguminosas), também são apreciadas pelos rebanhos de cabras e ovelhas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que coisa melhor, para começar o dia, do que estas imagens lindíssimas da "maias" em flor!!!Já são raras, nesta altura.
O Aníbal é um verdadeiro artista para descobrir a beleza onde ela existe, no seu estado mais puro!!!
Parabéns e...continue...eu gosto muito.
Cumprimentos
Anita