09 abril 2008

A Outra - Fraga Amarela


Na telenovela "A Outra",da TVI, Kiko tirou algumas fotografias fantásticas na Fraga da Pena Amarela, em Vila Flor. Esta referência, que já foi repetida várias vezes, chamou à atenção de alguns telespectadores, que me perguntam se a dita fraga existe mesmo. Não sei se existe. A telenovela é ficção e quem vê as imagens sem conhecer a região pode pensar que a queda d’água do Síbio, em Coleja e o Castelo de Ansiães, na Lavandeira, (ambos no concelho de Carrazeda de Ansiães) são em Vila Flor. O mesmo se passa com o Gavião. As imagens afinal nada têm a ver com a aldeia abandonada do Gavião, em Vila Flor.
Contudo, existe no concelho uma Fraga Amarela. Está localizada na freguesia de Vilas Boas, entre Meireles e Vale Frechoso. O melhor acesso, talvez o único, é a pé. Partindo da estrada N214, próximo (1 Km) do cruzamento para Vale Frechoso, em direcção a poente. Também ali próximo está o marco geodésico do Flor da Rosa, a 643 metros de altitude, que já fotografei várias vezes.

Outras notícias neste Blog, sobre a telenovela "A Outra".

6 comentários:

Anónimo disse...

Ola prof!
Pelo que consta a fraga da pena amarela fica na terrincha concelho de Moncorvo, fica por trás do cafe da terrincha ou seja perto da discoteca Vicio da noite.

AG disse...

Acredito que sim, uma vez que esta Fraga Amarela de que falo, é de muito difícil acesso e, pelo que conheço, não é local com uma paisagem vistosa. O Cabeço dos Gaviões, ali perto, sim. Vou muitas vezes a este cabeço. Avista-se um vale magnífico.

Anónimo disse...

O autor do comentário anterior tem, efectivamente, razão. Há também uma Fraga Amarela sobranceira à Terrincha, no concelho de Torre de Moncorvo. Essa designação deriva dos líquenes que a revestem e consta haver por lá uma pequena cavidade natural, se é que ainda não foi destruída por quem alegremente (e impunemente) tem descaracterizado aquela zona do vale da Vilariça.

Anónimo disse...

OLA
Sim a fraga amarela existe inda hoje a vi...
so tem acesso a pe,e é visivel da estrada ou das vinhas k estao proximas...
pertence e Torre de Moncorvo como ja tinham dito anterior mente...
tem uma vista para as vinhas da Quinta da Silveira e ñ só...
mais informações têm o meu mail...

Anónimo disse...

Ola a todosA fraga da Pena Amarela localiza-se no Vale da Vilariça, mais concretamente na Qta da Terrincha, entre a discoteca Vicio da Noite e a oficina de produtos regionais da Qta da Terrincha (N102). Não posso concordar que as vistas sejam sobre as vinhas da Qta da Silveira mas sim sobre as vinhas da Qta da Terrincha. É um local que tem uma paisagem a não perder do Vale da Vilariça.

Anónimo disse...

Olá a todos.
Queria deixar também aqui o meu comentário sobre este assunto, pois pelo que aqui constatei deverá haver várias fragas amarelas na região transmontanta.
Aquela que eu conheço fica situada perto da queda de água do Síbio, mais concretamente na Quinta dos Lagares (Vilarinho da Castanheira), junto ao Douro.