17 abril 2008

Mais gravações em Vila Flor


Vila Flor animou-se mais uma vez com a rodagem de algumas cenas da telenovela “A Outra”, para a TVI. Durante a terça, quarta e quinta-feiras, foram rodadas cenas em vários pontos da vila. As cenas que se decorrem em Vila Flor e que são realmente aqui rodadas, são as que envolvem Zé Bento, Rosa Silva, Clara e a Paulina. Desta vez estiveram em Vila Flor um bom leque de actores, entre os quais várias crianças que espevitaram o imaginário nos alunos das escolas.

Um dos pontos mais utilizados para as filmagens é o Largo dos Condes de Sampaio onde se situa a casa onde vive Rosa Maria (coma a sua filha adoptiva Clara). Foi à porta desta casa que a mãe biológica de Clara, Joana Guerreiro (Núria Madruga) veio bater à porta.
Também foram rodadas cenas referentes ao casamento de Zé Bento com a Rosa, na casa que pertenceu aos Corte Real, na Praça da República, junto à Casa Africana. Ao fim da tarde de hoje as condições atmosféricas adversas dificultaram as cenas filmadas em frente à igreja matriz, envolvendo o padre e Vasco Grilo (Tózé Martinho).
Foram muitos os que participaram como figurantes e muitos mais os que presenciaram de longe o “vamos gravar”, “corta”, “acção”, “vamos repetir”.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia. Sou vilaflorense, mas não vou a vila flor tantas vezes quanto as desejadas. A visita ao seu blog é a melhor forma de saber o que de bom se vai passando na minha terra. Bem haja. Na minha opinião, devia ser condecorado como repórter honorário do concelho.
Tenho uma questão a colocar-lhe: tenho seguido a novela e ainda não consegui perceber onde é a casa do Zé Bento... não me parece Vila Flor. Será que me podia escarecer? Obrigado
Carlos T.

AG disse...

Há muitas cenas que supostamente de desenvolvem em Vila Flor mas na realidade são filmadas longe. A casa de Zé Bento é na verdade em Vale Pradinhos (Macedo de Cavaleiros), onde existe uma curiosa fonte de mergulho. É bem possível que as cenas sejam filmadas junto ao Solar da família Azevedo.
As cenas de interior com a família Pimentel (João Perry, ...) também não são gravadas no Solar dos Lemos, em Vila Flor.

Anónimo disse...

As cenas exteriores da casa onde mora a Rosa são mesmo em Vila Flor,junto á Igreja matriz(na fachada da casa do sr.Luis "Padeiro" - ainda lá está a chaminé da antiga padaria,agora só funciona como talho).Os interiores não são de facto,diz-se que são em Vale Pradinhos,mas como sabem os interiores podem sempre fazer-se em estúdios apropriados.Os exteriores é mais dificil.
Quanto á casa da familia Pimentel,os exteriores pertencem-lhe e aos edificios envolventes(igreja da Misericórdia,Largo do Rossio,etc).Eu que já entrei naquela casa há muitos anos,mas de facto não me lembro bem.Há sim algumas cenas,filmadas do interior para o exterior(ao abrir-se a porta em que se vê claramente o prédio em frente,disso não tenho dúvidas),mas pode ser montagem e hoje a técnica permite quase tudo.
Mas segundo sei a ideia é divulgar duma forma muito generalista,toda a terra quente transmontana,o que já está a acontecer e certamente(creio eu),irá acontecer cada vez mais com a divulgação,de outras terras, paisagens,sitios e nomes do Nordeste.Assim espero.
Transmontano,longe mas presente!