14 fevereiro 2008

Caprichos da Natureza 1

A Fraga do Ovo, em Candoso é uma das curiosidades mais conhecidas do concelho de Vila Flor. Curiosamente já existiu um postal ilustrado dela, mas no verso lia-se Carrazeda de Ansiães! Claro que Carrazeda de Ansiães também tem as suas curiosidades e não faltam rochas pitorescas, o mesmo acontece em Vila Flor. A Fraga do Ovo é realmente invulgar. Esta fotografia mostra o precário equilíbrio em que se encontra e a sua beleza (outras fotografias da Fraga do Ovo: 1, 2, 3).
Nos meus passeios em BTT pelos caminhos do concelho tenho encontrado outras curiosidades também dignas de um “retrato”. Não são tão grandes nem têm uma localização tão privilegiada como a de Candoso, mas não deixam de ser Caprichos da Natureza.
Este segundo exemplar pode ser encontrado muito próximo de Samões, num caminho que liga esta aldeia a Freixiel. Tem uma forma muito curiosa. Não tenho tido muita sorte com a luz, para a fotografia realmente boa. É uma fraga pequena, mas que parece ter sido "feita" e colocada naquele lugar. Até tem um pedestal!
A terceira fotografia é em Folgares (outra fotografia). Aqui não há uma rocha com formas curiosas, há dezenas, centenas delas. Aliás o que há mais em redor de Folgares são rochas.
No futuro vou mostrar outros exemplares espalhados pelo concelho de Vila Flor.

Sem comentários: