09 janeiro 2008

Gala Cantar os Reis (6)

Continuação de: Gala Cantar os Reis (1), Gala Cantar os Reis (2), Gala Cantar os Reis (3), Gala Cantar os Reis (4), Gala Cantar os Reis (5)

O sétimo grupo a actuar foi o Grupo de Música Tradicional da Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor. Este grupo que já existe há mais de 20 anos, colocou também no palco um cenário muito elaborado representando uma cozinha.

Além das suas canções tradicionais onde mostraram muita alegria, muito colorido musical e vozes encantadoras (não estivessem lá as melhores vozes que cantaram nos outros grupos), não posso deixar de destacar a mesa, capaz de matar a fome ao mais faminto dos agricultores: batatas cozidas com couves e feijão chícharro, uma travessa de rojões, pão caseiro, uma caneca de vinho de Vila Flor e uma almotelia do mais precioso líquido, azeite. Completava o quadro um candeeiro de manga, que funcionava a petróleo.
Na lareira improvisada mas com um bonito trasfogueiro, duas gordas panelas de ferro coziam talvez os os ossos para mais umas dúzias de alheiras como as que pendiam já no fumeiro. Nas lares, sobre a fogueira estava o sobre a lareira estava o caldeiro que aquecia a água ou talvez fervesse a vianda para os recos, que dariam novas alheiras no próximo Inverno.
Pastores da serra
Vinde ouvir cantar
Já nasceu Jesus
P’ro mundo salvar.

Com animação que o grupo mostrou, foi difícil tirá-los do palco!
Depois da actuação dos sete grupos segui-se a entrega do prémios do Concurso de Montras e do Concurso de Presépios de que falarei mais tarde.
Foi dado lugar de novo ao grupo Quina de Copos, que voltou a encantar toda a plateia com a sua música. Este ano o auditório encheu por completo e era visível o contentamento dos responsáveis pela organização e dos responsáveis pelo município. Foi também o sr. presidente da Câmara, Dr. Pimentel que deu a notícia em primeira mão, de que irão decorrer em Vila Flor, filmagens para uma próxima telenovela para a TVI. Ficamos à espera das estrelas.

Para terminar, resta-me agradecer a simpatia dos elementos de diferentes grupos que me toleraram nos bastidores, foram simpáticos comigo e, no final, me entregaram as letras dos Reis que cantaram. Também à apresentadora, Susana Silva, que fez um excelente trabalho, o meu obrigado por me disponibilizar as suas notas. Espero que iniciativas assim se repitam de forma a reviver, manter e mostrar as nossas tradições e a nossa cultura.

Continua: Concurso de Montras e Concurso de Presépios

Sem comentários: