14 janeiro 2008

Concursos de Montras e Presépios


Tinha prometido falar sobre o concurso de presépios e concurso de montras, mas os dias foram passando e o assunto já não soa muito bem, mas o prometido é devido. Também porque toda a “publicidade” é pouca, para aqueles que se envolvem na construção e decoração de tão maravilhosos quadros.
A classificação nos concursos foi a seguinte:
Concurso de Montas
1.ºPrémio – Estabelecimento Belinha- Arte e Deco Floral
2.ºPrémio – Gabinete de Contabilidade de Carlos Manuel Fernandes
2.ºPrémio – Perfumaria e Bijutaria Essência Flor
3.ºPrémio – Associação de Pais e Encarregados de Educação
4.ºPrémio – Salão de Cabeleireira Star
5.ºPrémio – Sapataria Anita

Concurso de Presépios
1.ºPrémio – Jardim-de-Infância de Santa Casa da Misericórdia
2.ºPrémio – Junta de Freguesia de Valtorno
3.ºPrémio – Agrupamento de Escuteiros 1055 S. Bartolomeu
4.ºPrémio – Fábrica da Igreja de S. Bárbara – Seixo de Manhoses
5.ºPrémio – Sementinhas da Vilariça - Assares
5.ºPrémio – Associação Cultural e Desportiva de Benlhevai

Nos dois concursos os prémios variaram entre os 200€ e os 50€. Não tive qualquer informação sobre os concorrentes nos concursos. No dia 30 de Dezembro dei uma volta nocturna pela vila fotografando os presépios e desloquei-me também a algumas aldeias. Numas fiquei alegremente surpreendido, noutras não encontrei nada. Não posso, portanto mostrar todos os vencedores mas somente aqueles que pude admirar.
No que toca às montras, posso dizer que vi mesmo pouco, não tendo sequer a informação se aquelas que vi, se tinham inscrito no concurso. Em relação aos presépios, posso dizer que vi alguns. O vencedor já o divulguei no dia 30. Ocupava uma grande área relvada à frente do Jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia. O presépio do Agrupamento de Escuteiros também o mostrei na altura. O presépio classificado em segundo lugar, em Valtorno, junto à Igreja de Nossa Senhora do Castanheiro, este ano ainda estava mais bonito de que o ano passado. Parece-me que se esmeraram e foi com algum desalento que receberam o segundo prémio.
Não cheguei a ver os presépios em Seixo de Manhoses, Assares e Benlhevai. Há, no entanto, outros presépios que vi e gostei bastante. Não sei se estavam inscritos no concurso. Um pôde ser admirado em Alagoa. As roupas da Sagrada Família e dos Reis Magos em plástico muito colorido dava vida ao presépio. Foi o presépio que mais me surpreendeu.
Em Roios, junto à igreja, também havia um bonito presépio.
No que respeita aos concursos, não sei se alguém me “ouve”, mas gostaria de dar duas ideias: a primeira era que fosse divulgada atempadamente, podia ser no site da Câmara, a lista dos concorrentes. Pode ser que houvesse pessoas que não se importassem de passar uma noite pelas aldeias do concelho admirando esses trabalhos magníficos. Visitar os presépios só valorizava o trabalho das pessoas. A outra ideia, foi-me transmitida por um colega no Auditório do Centro Cultural aquando da entrega dos prémios. Não parece que fosse difícil, à medida que foram anunciados os vencedores, ser projectada uma fotografia das respectivas montras e presépios. Ficam estas ideias, para o futuro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelentes ideias!
A criação de uma espécie de itenerário dos presépios foi já este ano feita em Macedo de Cavaleiros: cada grupo tinha um espaço na cidade para expor o presépio, o que concentrava a exposição mas, por outro lado, tirava os presépios das aldeias. se esse itenerário fosse feito pelas aldeias seria ainda mais interessante. Quanto à projecção das fotos, é uma ideia simples, mas julgo que não te´r pernas para andar. Apesar de a cãmara contratar, ano após ano, população jovem, não sei em que tarefas andam envolvidas essas pessoas...