19 novembro 2007

A chuva chegou

Há um ano atrás, mais concretamente no dia 9 de Outubro de 2006, era esta a novidade que eu colocava no Blog. Parece-me que hoje, pelo menos a nível nacional, não é novidade nenhuma, uma vez que chove com alguma intensidade em todo o país. Pensei em tirar algumas fotografias de Vila Flor, envolta em chuva e nevoeiro, durante a tarde, mas, como cheguei do trabalho já de noite, não me foi possível. Em vez de uma amostra da chuva, deixo uma amostra dos últimos dias sem ela.
Este Outono sem chuva permitiu-me descobrir cores que me passaram despercebidas no ano passado. Aqui perto, junto do Centro de Saúde, três árvores pinceladas de folhas vermelhas davam-me os bons-dias, quando saía para o trabalho. Quando voltava, admirava as suas cores, dia a dia mais vivas, cada vez mais vistosas. Faz dois dias que as folhas caíram.
Nos passeios que tenho feito nos arredores da Barragem Camilo Mendonça, apercebi-me de como o nível da água está baixo. Durante o ano passado, que se falou tanto de seca, nunca vi o nível tão baixo.
A "grande obra" que é a barragem Valtorno-Mourão, está completamente vazia. Pelo que dizem as bocas do povo, os esgotos de Valtorno corriam directamente para a albufeira (e de lá não digo para onde).
Por todas as razões e mais algumas, a chuva é bem vinda. Com ela veio o nevoeiro e o frio, temperos mais que suficientes para cozinhar outra atmosfera, tão ao jeito de trás-os-montes.

Sem comentários: