10 setembro 2007

Vieiro - Festas em honra de Stª Bárbara


No dia 9 de Setembro terminaram as festas em honra de Santa Bárbara, no Vieiro. O último dia das festas foi o principal, realizando-se também uma Majestosa Procissão.
Eu cheguei ao Vieiro pouco depois das 16 horas e tenho pena de já não ter assistido à animação feita pelos Zingaros de Carrazeda de Ansiães que demonstram agora ter recuperado a pujança de alguns anos atrás.
A Banda de Musica de Vila Flor fez a habitual arruada pela aldeia, que, pouco a pouco se foi enchendo de gente. As ruas encontravam-se enfeitadas, grande parte delas com as tradicionais bandeiras de todas as cores, recortadas em papel e coladas em fio de sisal. As colchas coloridas e de renda também foram aparecendo nas janelas engalanando as ruas para a procissão.

Em frente da igreja já se encontravam preparados sete andores ricamente decorados por um armador, entre os quais o de Santa Bárbara, muito venerada no Vieiro (e em todo o Trás-dos-Montes).
Depois de celebrada a Eucaristia, preparou-se a procissão que desceu a estrada nacional, para depois subir de novo ao cimo do povo, antes de regressar à igreja.
Algum tempo mais tarde acompanhei a colocação da imagem de Santa Bárbara na pequena capela onde se encontra habitualmente, que aproveitei para visitar. Noutra altura falarei um pouco desta capela.
Quando abandonei o Vieiro, o grupo Arcádia já se encontrava a afinar os instrumentos para aquela que prometia ser uma animada noite de arraial.
Registo também o grande impacto que a Internet está a ter nesta pequena aldeia, onde já há vários Blogues. Aqui ficam eles:

4 comentários:

VIEIRO CITY disse...

O Vieiro está-lhe grato por uma vez maisnos ter efectuado uma visita. Logo que possivel posso enviar-lhe umas fotos da actuação dos zingaros da carrazeda ou pode ver as fotos no bloga da comissão de festas. Estamos a tratar a informação para a publicar, durante esta semana vão surgir novidades de certeza.

VIEIRO CITY disse...

Realmente é verdade. O Vieiro está ao mais alto nível em relação às novas tecnologias, telemóveis e internet. Antes dos blogs a moda estava no hi5. Agora desde que o Sr. Conde começou com o seu blog o entusiasmo está nos blogs. O seu está de muito bom nível e retrata muito bem todo o nosso concelho. Parabéns e continue a pedalar fotografando!!!

Festa do Vieiro disse...

Mande um correio electrónico para festadovieiro@portugalmail.pt que a lhe enviamos umas fotos com a Actuação dos Zingaros da Carrazeda.

Arte Floral disse...

É bom ver este tipo de iniciativas..Q todas as aldeias sigam o exemplo..Q sirvam das novas tecnologias para demostrarem o q têm para oferecer.