09 setembro 2007

Festa a Nossa Senhora do Castanheiro, em Valtorno


No dia 8 de Setembro comemorou-se em Valtorno o dia da Natividade da Nossa Senhora do Castanheiro. A bonita igreja da aldeia, abriu as suas portas para receber as celebrações e as orações de quantos se quiseram deslocar a Valtorno. Também o espaço circundante se encontrava engalanado para a festa. Bandeiras, lâmpadas de várias cores e, como noutros tempos, uma vendedora de tremoços e bolos económicos à porta da igreja.
Numa visita ao velho castanheiro, um idoso da terra aproximou-se de mim e contou-me que aquele não era um vulgar castanheiro. Produzia ultimamente 9 castanhas, mas se uma delas fosse colocada numa fogueira para ser assada, a fogueira apagava-se. Também as folhas verdes eram usadas nas malas de roupa para evitar a o bicho da traça. Mostrou-me o lugar onde apareceu a imagem comentando que, com o tempo, o tronco foi-se desfazendo perdendo alguma da imponência de outrora. Apresenta ainda algumas folhas verdes, mas poucas. Ao lado cresce já um outro castanheiro.
Toda a área envolvente foi usada como cemitério. Eram ali enterradas pessoas de aldeias longínquas, de uma área que se estendia até Torre de Moncorvo. Os caixões vinham em cima de animais de carga que saiam bem cedo das aldeias em direcção a Valtorno.
Às 10:30 partiu da aldeia a pequena procissão com o andor de Nossa Senhora do Castanheiro. Os mais idosos já se tinham adiantado, muitos já se encontravam no santuário. Depois de uma volta à igreja e de lançados os foguetes da praxe que anunciam a chagada da procissão, celebrou-se a Eucaristia.

À noite o grupo musical J.F. fez de tudo para animar os presentes. As músicas eram bem convidativas mas o largo é grande e as pessoas poucas. Os emigrantes já regressaram aos países de trabalho mas o jogo de futebol da Selecção Nacional também deve ter afastado do recinto alguns adeptos mais ferrenhos. A noite estava muito agradável.

Sem comentários: