21 setembro 2007

Alto do Maragato, em Roios


No dia 10 de Setembro fiz mais uma visita ao monte a Norte de Roios conhecido por Maragato. Na primeira vez que lá estive, a 24 de Fevereiro de 2007, estava um dia assustador: frio, vento, nuvens e alguma chuva. Desta vez o tempo estava excelente, mas, acabei por chegar um pouco mais tarde, assistindo ao pôr-do-sol. A escolha do percurso teve em atenção o mau tempo da primeira visita, a proximidade, pois necessitava pouco tempo, a minha curiosidade pelo local e a beleza da paisagem que se avista.
Este local, a 655 metros de altitude, fica na separação das freguesias de Roios e Vale Frechoso. Na minha primeira visita, detectei sinais da presença humana, há muitos anos atrás. Agora, depois de mais alguma experiência e leitura, compreendo que o local não tem as condições ideais para a instalação de castro, mas não tenho a mínima dúvida que ali existiu uma estrutura. Possivelmente terá sido uma atalaia, da Idade Média. Estas atalaias, tinham por missão vigiar uma grande extensão de terreno em redor e integravam-se numa organização de vigia mais complexa, recorrendo à comunicação através de sinais para uma estrutura mais segura, por exemplo um castelo.

Neste local há uma plataforma elevada com dois afloramentos quartzíticos, não muito extensa, insuficiente para um povoado. Nos pontos de acesso é visível uma grande quantidade de pedras soltas que resultaram do derrube da estrutura defensiva da atalaia.
Apesar de atento a potenciais pormenores arqueológicos, não fiquei indiferente à paisagem, à vegetação e ao pôr-do-sol. Há uma urze rasteira que está agora a florir. Encontrei a mesma variedade de planta florida que tinha encontrado alguns dias antes em Samões!
Os momentos que antecedem o recolher do sol são mágicos. Os sons propagam-se de forma diferente, tudo ganha uma nova dimensão. O marco geodésico foi-se pintando de laranja, entendendo-se um manto escuro do Facho, passando pelo Serra do Reboredo até à Serra de Figueira, perto de Mogadouro. A Serra de Bornes, altiva, conservou durante mais uns minutos os últimos raios de sol. Por fim, rendeu-se. Deixou-se invadir pela melancolia das sombras.
Ver a reportagem da 1.ª visita

1 comentário:

Anónimo disse...

Roios é a freguesia mais linda do Concelho de Vila-Flor...
Sou Suspeita...
Gente boa,paisagem encantada...tudo
maravilhoso
Até-breve