27 junho 2007

As 7 Maravilhas de Vila Flor - Fotografias 13

Conjunto n.º13 de candidatos às 7 Maravilhas do Concelho de Vila Flor.

4 - Cabeço da Mina,
Assares. Trata-se de um santuário do calcolítico situado num pequeno cabeço próximo da Ribeira da Vilariça. Embora tenha percorrido o terreno durante várias horas não consegui identificar com exactidão a localização do referido cabeço.

5 - Cova da Moura, Assares. É uma superfície rochosa onde se encontram gravados numerosas insculturas. É possível identificar com clareza várias figuras representando um sol raiado, covas, círculos com covas no centro, linhas paralelas, etc. Situa-se junto à Ribeira da Vilariça.

26 - Azenha Nova, na Ribeirinha. Desloquei-me expressamente à Ribeirinha para fotografar esta azenha. Apesar de já ter estado várias vezes na aldeia, nunca me tinha chamado à atenção qualquer azenha. O local onde situa foi comprado e aí construíram uma casa de férias, não sendo possível o acesso. A fotografia é na Ribeirinha, mas um pouco mais a jusante, no Rio Tua.

45 - Fonte da Almoinha, Valbom. É uma fonte medieval muito antiga e arcada. O local é agradável, de fácil acesso, havendo bancos e um chorão que torna o local bastante fresco. A água não é potável.

Para votar clique aqui...

Com este painel completa-se o grupo das 65 candidatos. Desde o dia que decidi avançar com esta votação que me concentrei em conseguir visitar todos os locais indicados. Não foi fácil. Nalguns casos, não foi possível e teria desistido da indicação. Porém, os resultados das votações já feitas até ao momento, mostram que os gostos são o que são e cada um tem as suas Maravilhas.
Na elaboração da lista e como base na pequena descrição que fiz de cada uma delas, está o "Roteiro de Vila Flor" de Cristiano Morais, que o autor gentilmente me ofereceu. Tive a preocupação de incluir todas as aldeias, mesmo as mais pequenas, porque este espaço pretende-se aberto e sem complexos. A listagem está por ordem alfabética das aldeias à excepção de uma.
Votaram até ao momento 33 pessoas. Sem malabarismo informáticos, apenas é possível votar uma vez de cada computador. Do dia 1 ao dia 6 facultarei a todos a possibilidade de votarem de novo, uma vez que agora terão uma ideia mais completa sobre um ou outro candidato que não conheciam bem.

Sem comentários: