17 abril 2007

Vilas Boas - Capela de S. António

A ermida de Santo António, em Vilas Boas, é uma bela ermida românica tardia. Apresenta a curiosidade de ter um púlpito exterior, trabalhado em granito, situado à direita da porta com acesso por escadas.
No interior, bem cuidado podem ser encontradas imagens do séc. XVII.
Situa-se numa elevação da aldeia de onde se tem uma bonita vista de grande parte da mesma. Também a área envolvente está bem cuidada apresentando um bonito e aromático colorido. Há sombra suficiente e bancos, convidando a uma pausa saboreando a tranquilidade própria dos primeiros dias quentes da Primavera.
Logo depois de abandonarmos o recinto da capela, há um conjunto de rijos blocos de granito que já deve ter causado algumas dores de cabeça, dadas as evidencias de os tentarem desfazer. Encontram-se "decorados" com frescas couves e outras plantas de jardim. Subindo a estes blocos, tem-se uma bela vista, com a torre sineira da igreja recortada contra o azul da paisagem, em direcção ao Rio Tua, com algumas casas antigas, de granito, em primeiro plano. É um dos meus ponto favoritos para fotografar Vilas Boas.
Depois de se descer uma pequena encosta, encontra-se o Largo da Lamela onde se situam alguns dos principais pontos de interesse da aldeia: a Capela de S. Sebastião (também bem cuidada), o Pelourinho, um chafariz, um relógio de sol e algumas casas antigas e interessantes.

Sem comentários: