22 março 2007

Solar dos Aguilares


Pretendia começar uma volta pelos solares mais importantes do concelho. Depois de ler um pouco sobre o assunto optei por começar por este - Solar dos Aguilares. Além de ser dos mais antigos senão o mais antigo (possivelmente do séc. XV aparecendo também como do séc. XIII) , é sem dúvida aquele que tem um papel de maior relevo na história do concelho.
Este solar situa-se no Largo Dr. Alexandre de Matos (e na Rua Baltazar Correia de Morais). O nome de Solar dos Aguilares vem-lhe do facto de ter pertencido aos Aguilares, primeiros donatários de Vila Flor.
Apresenta as armas reais na fachada principal e na fachada a poente a Flor de Liz rodeada de quatro águias (símbolo dos Sampaios) e outro brasão com a Flor de Liz, símbolo da vila.
Neste edifício funcionaram os Paços do Concelho até 1937. Aqui funcionou também a prisão a Biblioteca e o Museu.
Actualmente funciona apenas como Museu, fundado em 1957, tendo sido alvo de alguma interversão no interior mas mantendo toda a traça do edifício.
Em frente no "Largo do Pelourinho" esteve em tempos o Pelourinho de Vila Flor que depois foi desmontado, abandonado e restaurado em 1937, ocupando o lugar onde actualmente se encontra.

Sem comentários: