21 março 2007

Ó Senhora da Assunção


Tal como alguém recordou, hoje, além de se celebrar o Dia Mundial da Floresta, é também o Dia Mundial da Poesia. Deixo um conjunto de quadras recolhidos por Sofia Gonçalves, dedicadas à Nossa Senhora da Assunção (Santuário de Vilas Boas).

Ó Senhora da Assunção
Que estais lá no cabecinho
Botai a vossa bênção
A quem vai cá no caminho.

Ó Senhora d’Assunção
Que estais no cimo do vale,
Bem podeis vós, Senhora,
Dar saúde a quem tem mal.

Ó Senhora d’Assunção
Quem vos varreu o terreiro?
As meninas de Vilas Boas
Com raminhos de lilás.

Ó Senhora d’Assunção
Senhora tão pequenina
Comadre da minha mãe
Senhora minha madrinha.

Ó Senhora da Assunção
Que dais aos vosso romeiros?
- Dou-lhe água da minha fonte
Sombra dos meus castanheiros.

A Senhora d’Assunção
Tem um galo no seu sino
Cada vez que o galo canta
Ela afaga o Menino.

A Senhora d’Assunção
Tem um tear à janela
Quando o sol vem porta a dentro
Todo o fiado lhe quebra.

A senhora d’Assunção
Tem um vestido de seda
Que lhe compraram os anjos
Na feira de Carrazeda.

A Senhora d’Assunção
Tem uma fita amarela
Que lhe trouxeram os soldados
Quando vieram da guerra.

Ó Senhora d’Assunção
Eu p’ró ano lá hei-de ir,
Ou casado ou solteiro
Ou mulinho de servir.
Sofia Gonçalves

Sem comentários: